Ano: 1970 Gravadora: RCA Audio BitRate: 128 KB/s
Chico Buarque de Holanda e Ennio Morricone "Per un pugno di samba"
No auto-exÃlio italiano, Chico fez um disco em italiano com o compositor e arranjador Ennio Morricone, famoso pelas trilhas sonoras para filmes como Era um Vez no Oeste e Por Um Punhado de Dólares (daà o trocadilhesco nome do trabalho). Conta Chico: "O Ennio era vizinho do Sergio Bardotti, meu produtor e letrista lá na Itália. Moravam num condomÃnio suburbano de Roma. Foi o Sergio quem me levou a casa do Ennio, que escreveu os arranjos" - uma coisa de prestÃgio. "Era tentativa da RCA italiana de me vender lá. Não aconteceu nada com o disco, na verdade." Não aconteceu até porque Chico voltou para o Brasil e lançou aqui o seu quarto disco (seria o quinto, se esse italiano estivesse contando na discografia oficial). Os três primeiros saÃram peLa RGE; o quarto, pela Phillips (hoje, Universal). E o italiano, pela RCA (hoje, BMG). Havia, portanto, problemas de direitos. Mas foi um trabalho feito com cuidado. As letras foram vertidas para o italiano por Chico e Bardotti. "Eu já estava na Itália havia algum tempo, de modo que pude dar palpites nas versões", conta o compositor. Muito bem, o disco foi esquecido. Ate há bem pouco, nem mesmo Chico tinha um exemplar dele. Em 2003, finalmente, a BMG brasileira resgatou o tesouro e lançou o trabalho em CD, com Sogno di un Carnevale, Funerale di un Contadino, enfim, músicas do repertório dos três primeiros discos brasileiros de Chico. Mas ele tinha outras, prontas, que fariam parte de seu quarto disco por aqui e que, afinal, foram lançadas antes em italiano. São elas: Nicanor, Não Fala de Maria e Samba e Amor. Os arranjos de Morricone não casam muito bem com a música de Chico, mas Per un Pugno di Samba tem o sabor curioso da raridade e completa a historia fonográfica do artista. Por muitos anos, foi um dos discos mais disputados no mercado paralelo brasileiro, com as cópias em vinil valendo pequenas fortunas.
Todas as composições de Chico Buarque com adaptação de Bardotti com exceção de:
Funerale di un contadino (Funeral de um lavrador) Panvini - Rosati - Bardotti - J.Cabral de Melo de Neto - Chico Buarque;
In memoria di un congiurate (Tema dos Inconfidentes) Cecilia Meireles - Bardotti - Chico Buarque
fonte: http://www.chicobuarque.com.br
Lista das Músicas:
1- Rotativa (Roda viva) 2- Samba e amore (Samba e amor) 3- Sogno di un carnevale (Sonho de um carnaval) 4- Lei no, lei sta ballando (Ela desatinou) 5- Il nome di Maria (Não fala de Maria) 6- Funerale di un contadino (Funeral de um lavrador) 7- In te (Mulher, vou dizer quanto te amo) 8- Queste e quelle (Umas e outras) 9- Tu sei una di noi (Quem te viu, quem te vê) 10- Nicanor 11- In memoria di un congiurate (Tema dos Inconfidentes) 12- Ed ora dico sul serio (Agora falando sério)